top of page

Volkswagen MoveUp! TSI

Tecnologia, potência, economia e satisfação, estas são as 4 palavras-chave para descrever o Up! TSI.

Fica difícil saber por onde começar, quando se trata de um motor 1.0, com tamanha potência e economia. Afinal, são 105cv que batem os 20km/l facilmente!

 

Já que o mais marcante do carro é a motorização, começaremos por ela. Este modelo  Up! disponibilizado pela Vigo Motors de Mauá, vem equipado com o motor TSI, 3 cilindros 1.0, turbinado, oferece 105cv no etanol, 103cv na gasolina, e cerca de 16,8kgfm de torque à 1.500 rotações por minuto, o que é muito para um carro que pesa menos de 1 tonelada. É um motor muito moderno e tecnológico.

E se você está achando que o Up TSI é apenas um Up MPI turbinado, você está muito enganado, pois as molas e amortecedores foram recalibrados, os discos de freio são maiores, e a embreagem foi redimensionada.

 

Sobre o câmbio, a montadora alemã segue a tradição, câmbio curto, preciso e macio.

O Up dá uma impressão de ser um carro muito bem montado, porque além de ter recebido a nota máxima de segurança no Latin NCAP para adultos e 4 estrelas para crianças, o Up é o único modelo do segmento que tem o teto feito com solda a laser, o que traz mais robustes. E você comprova essa resistência só de abrir a porta, e entrar no carro. Devo confessar que escapou um sorriso quando entrei no carro, o design interno me agradou e muito, e as rebarbas são mínimas.

 

Obs: A Volkswagen deu um curso especial para os bombeiros, para que assim eles saibam cortar a 'coluna B' do carro, já que esta coluna é feita de aço de alta resistência.

 

 

Fora a motorização e algumas coisas técnicas do carro, o design muda na versão TSI também. O parachoque dianteiro está alguns centímetros mais para frente, por conta do radiador e intercooler, a tampa traseira vem na cor preta, só que o que poucos sabem, é que a tampa traseira era para ser de vidro, como nos modelos europeus, mas aqui é Brasil, e se para a Volkswagen o gasto seria grande, imagina para o brasileiro.

 

O design do Up é diferente e chama atenção. As setas nos retrovisores, a tampa traseira em preto dão algo a mais, porém são as rodas estilo calota que vem equipadas nesta versão, que atraem olhares, e dão um ar de vintage no carro, automaticamente lembrando o lendário Fusca.

Lá atrás, quem for maior de 1,80m vai optar por um Uber. O Up parace que foi feito perfeitamente pra quem tem 1,75m como eu, com o banco do motorista regulado para minha altura. Meus joelhos ficavam entre 1 e 2 dedos do banco, e minha cabeça cerca de 3 dedos. Algo que ajuda na hora de entrar e sair do carro, é a abertura de quase 90° das portas.

Nas portas, como comentado, temos dois porta-revistas, que comporta mesmo é revistinha de palavra cruzada, porque espaço é muito pequeno. A abertura dos vidros é feita por manivela, e o acabamento das portas é bom.

A Volkswagen acertou em colocar Isofix(sistema de fixação para cadeirinhas de bebê) e apoio de cabeça para o ocupante do meio, porém peca em não trazer cinto de três pontos para o mesmo ocupante.

O porta-malas é pequeno, comum em qualquer hatch compacto, são 285 litros de capacidade divididos por uma tampa muito estratégica. Um exemplo é quando você vai ao mercado, e quer separar a comida dos produtos de limpeza, mas caso não goste da tampa ela pode ser removida. Os bancos traseriso são rebatíveis, só que são todos juntos, não tem como abaixar apenas um dos lados.

O acabemento do porta-malas é muito bom, não possui fios a mostra.

 

Entrando no carro, você se sente em casa, é complicado explicar, mas o carro é muito 'simpático', é harmonioso estar dentro do Up.

O banco possui de diferente regulagem de altura. Na porta, temos regulagem elétrica dos retrovisores; travamento e destravamento elétrico das portas, e vidros elétricos apenas para motorista e passageiro, que é decepcionante, já que até a versão mais cara não possui vidros elétricos para os 4 ocupantes. O volante deixa a desejar, já que é de plástico cinza para todas as versões, com exceção da versão 'top de linha' SpeedUp, que vem com alguns detalhes em 'black piano'.

O painel central é simples, alguns botões aqui e ali. Infelizmente, o sistema multimídia 'Maps&More' do Up, vem como opicional somente nas versões HighUp para cima, e por cerca de R$1700,00. O rádio do carro não é nada de revolucionário, possui entradas USB e AUX, e tudo o que você já sabe. O ponto positivo fica para a ótima qualidade de som, que chega a ser superior de muito sedan médio por aí.

Agora algo triste para você que anda com muitas coisas no carro...O Up possui pouquíssimos porta-obejtos, fora os portas-revistas de tamanho médio nas portas da frente, o Up tem dois 'buracos' logo na frente do câmbio; um porta-copos logo a frente, e um atrás do freio de mão; um porta-luvas de tamanho médio; e minúsculos porta-revistas nas portas de trás(nem meu celular cabe em um deles).

 

 

 

A dirigibilidade do carro é muito boa. O carro é prazeroso de guiar, o câmbio macio, a suspensão mais rígida, a direção elétrica, o turbo, e o painel indicando em média 16km/l, tudo isso e mais várias coisas tornam o carro um ponto de paz.

O carro é muito ágil, responde rápido as aceleradas. O pico de torque fica nas 1500rpm, porém o carro só sai mesmo com 2000rpm por conta do 'turbo lag' que é pequeno.

Nas curvas, o carro se comporta bem, nada de surpreendente. Não vai achando que por conta do turbo o Up se tornou um esportivo, e você vai poder sair 'a mil' nas curvas, o objetivo do turbo é a agilidade, economia e conforto. Se bem que eu já vi esse pequeno alemão deixando um sedan japonês de 192cv pra trás.

CONCLUSÃO:

 

Depois de estudar, pesquisar, olhar e sentir o carro, posso confirmar que é um dos concorrentes mais fortes do segmento. Só de abrir a porta do carro, senti que ele iria me surpreender, e como um bom alemão, deu de 7 a 1 em muitos concorrentes.

 

"Nossa, você só fala bem do Up, ele não tem defeitos não?" Claro que tem! Vou listar:

 

-Vidros elétricos apenas para motorista e passageiro.

-Volante simples para o preço.

-Central multimídia só sai como opicional para versões mais caras.

-Falta porta-objetos.

-Não tem cinto de 3 pontos para o ocupante do meio.

-Um pouco apertado.

 

Eu ia falar do preço acima da média, mas digo que vale a pena gastar com o Up turbo, até porque em 1 ou 2 anos, o que você terá economizado de combústivel, pode compensar o gasto a mais.

Enfim, o carro é muito bom, mas se você quer economizar mais, ou vai transportar sua família no carro, recomendo uma pesquisa.

 

 

 

 

NOTA de 0 à 10, baseado no segmento:

 

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

 

 

 

Vídeo detalhado do carro:

 

 

Agradecemos à VW Vigo Motors(Mauá) por ter disponibilizado o modelo para a avaliação.

 

Para saber mais sobre a concessionária:

 

CLIQUE AQUI

bottom of page